Como a Cultura de Segurança está inserida na indústria de alimentos e serviços de alimentação? Quais são os fatores a se observarem?
Veja a explicação da Rosana Maurício Cunha , Nutricionista, Especialista em Vigilância Sanitária de Alimentos e Lead Assessor em Sistema de Gestão de Qualidade NBR ISO 9000, que palestrou no nossa Webinar Cultura de Segurança de Alimentos no Projeto Voluntário Café Virtual com Empresários e Pesquisadores.
Falando sobre controle de patógenos, a conscientização sobre determinado risco, faz com que decisões e ações sejam tomadas de forma mais responsável, não só dentro da linha de produção, mas para suas rotinas diárias.
Mapear as necessidades das pessoas para que elas possam realizar as atividades corretamente.
Conheça o seu time de trabalho, entenda suas facilidades e dificuldades, saiba com quem você está falando e principalmente.
Esteja presente, é muito importante que seu time lhe veja como parte da equipe e que participa o que está acontecendo.
Cuidados com a linguagem, evite termos extremamente técnicos, uma comunicação simples trará proximidade e empatia.
Quando falar sobre riscos, sintomas e sequelas causados por patógenos seja realista. Ter consciência da gravidade sobre a questão é importante para que os cuidados sejam tomados de forma adequada.
Veja a empresa de forma global e enxergue outros processos que possam afetar no aumento ou redução do risco de contaminação.
Busque formas rápidas de multiplicar a informação para todos os níveis da companhia.
Gerar consciência, informar de forma clara e participar da rotina da equipe auxiliará no controle e reduzirá os riscos de contaminação por patógenos.
Texto: Nutricionista, Especialista em Vigilância Sanitária de Alimentos e Lead Assessor em Sistema de Gestão de Qualidade NBR ISO 9000 / São Paulo, 28 de outubro de 2021.
Palestrante na Webinar Cultura de Segurança de Alimentos do Projeto Café Virtual com Empresários e Pesquisadores.
Comments