top of page
Foto do escritorAptidão Treinamento

SÉRIE - MICRORGANISMOS EM ALIMENTOS

Os microrganismos podem estarem em qualquer local. Cabe ao homem pôr limites, reduzindo ou eliminando eles da superfície, através de práticas de higienização e/ou esterilização.

Para um bom entendedor meia palavra basta. A sociedade necessita colocar em prática os conceitos de higiene, como por exemplo lavar as mãos frequentemente, hábitos que antes da Pandemia do novo coronavírus era realizado esporadicamente, não é mesmo?


Em virtude da situação atual, a mídia passou a divulgar vídeos explicativos de hábitos comuns que sempre ofereceram riscos à saúde da população, mas que nunca eram realizados, poucas vezes eram mencionados, apenas em treinamentos de algumas empresas, levando ao desconhecimento por muitos cidadãos sobre a importância e necessidade da prática.

A contaminação de superfícies sempre existiu. As indústrias de alimentos já atendiam estes padrões de segurança em suas áreas e colaboradores, com procedimentos de higienização e esterilização de superfícies, mãos, etc.

Quando mencionamos a palavra microrganismo estamos nos referindo a uma gama de possíveis “vetores” de transmissão de doenças e que podem estarem presentes em quaisquer superfícies em que ocorra fluxo de pessoas ou não.

Para entendermos este efeito, como referência temos os conhecimentos trazidos pela ciência da Microbiologia de Alimentos, cuja estuda os microrganismos de interesse aos alimentos, independente do formato, benéfico e necessário à produção de alimentos ou de microrganismos que poderão deteriorar os alimentos e/ou propiciar alguma doença, como no caso dos patogênicos.


Cada microrganismo se apresenta com diferentes formatos, tanto na indústria de alimentos quanto na sociedade. Todavia, o fator chave está relacionado as condições de tempo, temperatura e controle que estará envolvendo a situação.

Embora alguns locais necessitem da ação de microrganismos úteis para o desenvolvimento de produtos, como no caso de iogurte, queijos, pães, entre outros, é necessário adotar diversos controles para o bloqueio de microrganismos indesejáveis (patogênicos e ou deteriorantes).

A inserção de novas tecnologias, a implantação das exigências legislativas para os diferentes segmentos na área de alimentos, além da presença de profissionais da área, gerenciando os processos produtivos ou informando à sociedade sobre os perigos e cuidados necessários para elaboração e consumo de alimentos, reduzirá os possíveis riscos proporcionados por estes microrganismos.



Deste modo, a Aptidão Treinamento e Gestão de Alimentos acaba de LANÇAR aqui no blog e nas redes sociais A SÉRIE MICRORGANISMOS EM ALIMENTOS, a qual será exibida no mês de agosto.


A série será dividida em 3 episódios:


Episódio 1: Microrganismos Benéficos

Episódio 2: Microrganismos Deteriorantes

Episódio 3: Microrganismos Patogênicos


Através de uma mescla de post informativos e vídeos a série busca instruir a sociedade, empresários e profissionais da área de alimentos a conhecerem os pontos positivos e negativos existentes em cada um dos três episódios, considerando pesquisas científicas, legislações e contextualizando hábitos realizados pela sociedade, indústria de alimentos e serviços de alimentação.

Fique atento aos conteúdos que estarão sendo demonstrados.


Aqui no Blog teremos sempre a matéria completa, mas acesse @alimentosemeioambiente nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube e fique por dentro de todas estas informações. Compartilhe com seus amigos, familiares e profissionais da área de alimentos.




31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page